top of page

O Programa COMENIUS visa melhorar a qualidade e reforçar a dimensão europeia da educação, desde o ensino pré-escolar até ao secundário, bem como dos estabelecimentos e organizações que oferecem esses mesmos níveis de ensino, de modo a atingir todos os intervenientes e agentes da atividade educativa.
As Parcerias entre Escolas COMENIUS visam promover a dimensão europeia da educação, apoiando o desenvolvimento de atividades de cooperação entre escolas, oferecendo aos alunos e professores dos diferentes países europeus a oportunidade para trabalharem em conjunto sobre um ou mais temas de interesse comum.
No âmbito deste programa a Escola Secundária de Sá da Bandeira, através da rede de Escolas Associadas da UNESCO, foi convidada pelo Colégio Diocesano de San José Obrero, Orihuela, Alicante, Espanha, a concorrer à constituição de uma associação bilateral para desenvolver um projeto de trabalho e intercâmbio nos anos letivos de 2012/2013 e 2013/2014. A candidatura foi aprovada pela Agência Nacional PROALV (Programa de Aprendizagem ao Longo da Vida) e pela sua congénere espanhola.
Este projeto visa o estudo do património ambiental local, realçando o setor agrícola. Pretende-se conhecer os recursos públicos e privados, ligados a este setor produtivo, o uso da água, os produtos agrícolas, a agro-indústria, os usos e costumes, relacionados com a agricultura, as práticas religiosas e a gastronomia tradicional. Considera-se fundamental a identificação de fatores de sustentabilidade, a promoção do setor agrícola, em particular, e do espaço rural, em geral, e a possibilidade de praticar línguas estrangeiras, principalmente o Inglês, como língua oficial da associação, mas também o Espanhol, através da partilha de experiências de trabalho entre as duas escolas.

CALENDARIZAÇÃO /OPERACIONALIZAÇÃO


Início – Setembro de 2012
Ao longo dos dois anos:
- celebração dos dias internacionais proclamados pelas Nações Unidas, relacionados com a água e a agricultura;
- realização de atividades no âmbito do tema da associação gerando informação, sendo os documentos resultantes traduzidos para inglês;
- partilha de experiências de trabalho entre as duas escolas.
Visita dos alunos espanhóis a Portugal (10 alunos e 2 professores) – abril 2013 (10 dias)
Visita dos alunos portugueses a Espanha (10 alunos e 2 professores) – abril 2014 (10 dias)
Fim  – julho de 2014

bottom of page